
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) reportou alta de 10% nas consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em junho, em relação ao mesmo mês de 2009.
Essas consultas, que representam um termômetro das vendas a prazo no comércio, foram estimuladas no mês passado pela continuidade da oferta de crédito e pelas vendas de eletrônicos, afirma a associação, acrescentando que a base de comparação - junho de 2009 - é "relativamente fraca".
Segundo a ACSP, houve uma antecipação nas vendas de eletrônicos durante a primeira quinzena de junho, em razão da Copa do Mundo de futebol.
Na comparação com maio, no entanto, as consultas mostraram baixa de 3%, explicada por fatores sazonais, como a ocorrência do Dia das Mães no quinto mês do ano.
Já as consultas ao SCPC/Cheque - um indicador das vendas à vista - subiram 4,8% em junho, na comparação anual. Em relação a maio, essas consultas mostraram alta de 2%.
O balanço da associação paulista também revela queda da inadimplência, com uma baixa de 3,6% nos carnês em atraso em junho, na comparação com igual período em 2009.
(valor)