Cadastro Positivo


CADASTRO POSITIVO

O que é o Cadastro Positivo ?

O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento (em dia e/ou atraso) dos compromissos financeiros de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (Pessoa Física/ Pessoa Jurídica).Diferente do histórico formado exclusivamente de dívidas vencidas e não pagas, o Cadastro Positivo permite uma avaliação de crédito mais justa para todos os consumidores, inclusive para aqueles que possuem débitos ou não possuem histórico de crédito em instituições financeiras ou varejos, permitindo que sejam avaliados por capacidade de pagamento (contas de água, luz, empréstimos, cartão de crédito, etc.).

Desde o dia 09/07/2019, todos os Consumidores PF e PJ, através da LCP166/2019, já passaram a fazer parte do Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo já existe no Brasil desde 2011, porém, até então funcionava com a necessidade de autorização do consumidor para que suas informações fossem compartilhadas. Após 8 anos, o número de autorizados no Brasil é de aproximadamente 10 milhões (10% da população economicamente ativa). Isso inviabilizou o mercado de utilizar as informações positivas, já que na prática esses dados sobre a maioria da população (não-cadastrados) não estão disponíveis para o mercado consultar. Porém, com a aprovação da nova lei, o Cadastro Positivo vai funcionar plenamente no mercado de crédito, pois as informações de comportamento de pagamento de crédito e serviços da população estarão disponíveis para consulta nos birôs de crédito. A experiência internacional prova que o Cadastro Positivo realmente funciona e faz diferença no mercado e proporcionou aumento significativo no crédito e redução na inadimplência nos países onde já foi implantado. Os estudos indicam que o Novo Cadastro Positivo deve injetar 1 trilhão de reais no mercado de crédito brasileiro nos próximos anos e permitir que mais de 20 milhões de pessoas possam obter crédito.

A ACIAI destaca que devido a “incidência da pandemia do Covid-19” , houve uma grande instabilidade econômica, e isso mexeu profundamente com o mercado de crédito, já que a inadimplência chegou a patamares nunca vistos.

Por isso a importância de novos relatórios, ferramentas com informações qualificadas nas tomadas de decisões para os negócios e para o credor : o mercado de crédito no Brasil tem uma vantagem com o Cadastro Positivo, pois é um banco de dados com informações de pagamento de consumidores e empresas, que amplia a exatidão na hora da análise de concessão de crédito e minimiza a probabilidade de inadimplência futura, tanto de pessoa física quanto jurídicas. A partir do aumento da procura por crédito e da inadimplência-que em abril cresceu 5,8% segundo dados da Boa Vista SCPC – são imprescindíveis, mais robustas para tornar as vendas a crédito mais seguras, ainda mais em um cenário de crise econômica ocasionado pelo coronavirus.

 

Potencial do Cadastro Positivo para o seu negócio...

O Cadastro Positivo traz ao mercado milhões de novos consumidores.

Você vai :

. Aprovar mais clientes

. Aumentar as vendas

. Diminuir a inadimplência

 

O Score positivo já apresenta resultados comprovados nos primeiros testes de um modelo de crédito híbrido (variáveis negativas e positivas) desenvolvido com a base positiva dos bancos.

A Boa Vista lançou 3 novos produtos positivos de Pessoa Física, que estarão disponíveis em breve para o Associado (a):

- Acerta Essencial;

- Acerta Mais ;

- Acerta Completo

 

Todos os produtos que existem hoje de análise de crédito Pessoa Física (Acerta) em breve serão migrados para o Acerta Positivo.

São Produtos que trazem dados positivos e informações negativas em um só relatório. As consultas de pessoa física permitem abrir blocos comportamentais, com análise de pontualidade ou média de atraso nos pagamentos, com comprometimento de renda, pagamentos pontuais, dentre outros dados.

Fazem parte do Cadastro Positivo todas as informações de pagamento, como parcelas de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, além de contas de serviços continuados: energia, água, telefone, etc ...

Em breve esses produtos estarão disponíveis no Menu de consulta dos nossos Associados.

 

Para mais informações entre em contato com a ACIAI – Daniela Z. Fuzatto (coordenadora do SCPC na entidade)