Saiba como comprar online para o Dia dos Pais

Como comprar online o presente para o Dia dos Pais

Qualquer compra online precisa ser feita com cuidado para não se ter prejuízos.

Se você pensa em comprar o presente para o  Dia dos Pais no e-commerce,preste bem atenção nestas dicas.

Cresce a cada ano o movimento de vendas nas lojas online. Também aumenta o número de pessoas que são lesadas por não tomar o devido cuidado ao realizar uma compra no e-commerce.Se você é um dos que irá aproveitar o conforto de fazer a compra do presente para o Dia dos Pais pela internet, precisa conhecer as pegadinhas e as fraudes que existem neste tipo de comércio.

Vamos a elas:

Acessando a loja

O primeiro cuidado é não acessar diretamente links que chegam por e-mail, whatsApp e redes sociais. Se considerar que vale a pena ver a oferta que te foi enviada, copie o link e cole a URL para entrar no site.

É comum golpistas criarem links falsos e, ao clicar neles, você está correndo o risco de ter seu computador ou celular invadidos, inclusive sua conta bancária e seu cartão de crédito.

Cadeado

Mesmo copiando o link, não deixe de prestar a atenção se a URL começa com https e se há um cadeado na barra de endereço. Ele garante que os dados do cartão de crédito serão criptografados e suas informações, protegidas.Ao entrar na página, não deixe de observar se há informações do CNPJ da empresa, o endereço físico e o telefone.

Evite estes sites

Outra dica para comprar com segurança o presente para o Dia dos Pais é consultar a página “Evite estes sites”, publicada nos sites dos Procons. Os órgãos de defesa do consumidor listam as lojas virtuais que estão “entregando” problemas aos consumidores.Se encontrar o nome do site nesta lista, procure outro estabelecimento para fazer a compra do presente.

Opinião de consumidores

É possível conhecer a reputação das empresas em sites. Os Procons disponibilizam em suas páginas online o cadastro das empresas mais reclamadas e como estas empresas responderam à demanda dos consumidores.

Se não houve resposta da empresa, considere mudar de fornecedor. Se ela não responde nem ao Procon, imagina se você tiver algum problema com sua compra do presente do Dia dos Pais!

Outra opção é olhar o http://www.consumidor.gov.br/, que também atende as demandas de consumidores com problemas com seus fornecedores.

Por fim, não deixe de ler os comentários de outros compradores daquela loja sobre o atendimento que receberam da empresa em toda a jornada de compra deles.

Acessando a loja

Evite usar computador ou celular de outras pessoas ou de lan houses para fazer a compra do presente para o Dia dos Pais. Sua senha pode ficar gravada neles. Se for usar os seus equipamentos, certifique-se se há antivírus e se ele está atualizado.

Outro cuidado é jamais usar redes de WiFi públicas caso irá informar seus dados ou o número do cartão de crédito.

Preços baixos... sinal de problemas

Desconfie dos sites que oferecem o preço muito baixo para aquele presente que você quer comprar para o Dia dos Pais. Isso pode ser um indicativo de que a loja não existe. Foi criada apenas para obter seus dados do cartão.

Primeira compra online?

Se sim, você terá de fazer um cadastro na loja escolhida. Ao criar a senha, procure colocar números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Evite usar sua senha de e-mail ou de outras lojas onde já tem cadastro.

Pagamento

Prefira fazer o pagamento da compra do presente para o Dia dos Pais com o cartão de crédito. Caso tenha algum problema, você terá mais facilidade para cancelar a compra na administradora do cartão.Prefira cartão de crédito virtual, cujo número só pode ser utilizado em uma compra. Veja com seu banco ou administradora do cartão como obtê-lo.

Entrega

Antes de fechar a compra, verifique a data em que o produto será entregue.

Veja também a opção de retirar na loja. Muitas empresas que mantêm lojas físicas e online oferecem esta possibilidade.

Arrependimento

Qualquer compra feita em loja virtual, inclusive do presente para o Dia dos Pais, pode ser cancelada até sete dias após a entrega. É isso o que determina o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme a lei, este prazo dá a possibilidade de o consumidor confirmar se o item comprado corresponde às suas expectativas.

Tenho dinheiro?

Saber quanto se tem para comprar o presente do Dia dos Pais é fundamental para não correr o risco de não ter como pagar quando chegar a fatura, o que poderá trazer outras consequências, como o envio do seu nome para o banco de dados da Boa Vista e a redução de seu score.

Conheça seu orçamento

Procure analisar seu orçamento doméstico. Se não sabe como fazer, visite o site da Boa Vista e encontrará todas as informações para organizar e, ainda, um modelo bem simples para controlar os gastos. Veja no link http://www.consumidorpositivo.com.br/educacao-financeira/o-que-e-orcamento-domestico.

“A planilha é uma forma simples de controlar e acompanhar o que entra e sai do bolso todo mês”, destaca Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista. Ele completa afirmando que “a Educação Financeira introduz conceitos e orienta as pessoas a aprimorar sua relação com o dinheiro, ajudando-as a usá-lo de forma mais responsável no curto, médio e longo prazos”.

Conforme Nemirovsky, a Boa Vista busca orientar as pessoas sobre a importância da gestão de suas finanças e de seu patrimônio, para que evitem problemas como superendividamento e inadimplência, já que infortúnios financeiros acontecem. “Com organização e planejamento esses contratempos podem ser minimizados e superados”, finaliza.