Dia das maes em epoca de quarentena

Dia das Mães em época de quarentena...

Dicas para presentear

O Dia das Mães está se aproximando. Os filhos que desejarem presentear suas mães nesta data vão ter de inovar no presente por duas razões: a quarentena imposta em decorrência da pandemia do coronavírus vai obrigar a realização de compras virtuais, o que poderá complicar a vida de muitos brasileiros que ainda não adeririam a este tipo de comércio porque não gostam ou temem disponibilizar seus dados. A outra razão é a falta de dinheiro, já que a nova doença vem provocando aumento no número de desempregados e a quase paralisação dos trabalhadores informais. Resumindo: o dinheiro está curto.

Mas quem ainda tem uma sobra no bolso e quiser comprar pela internet o presente da mamãe não precisa temer se cumprir o ritual de cuidados. Um deles é, ao entrar numa loja virtual, olhar se há um cadeado na barra de endereço. Ele garante a criptografia dos dados informados, ou seja, ninguém terá acesso a eles, nem mesmo o vendedor ou a loja.

Outra dica, destacam os especialistas em segurança digital, é verificar se a página (geralmente no final) apresenta o número do CNPJ da empresa, o endereço físico, o telefone e se o endereço virtual começa com “https”.

Verificar o comportamento da empresa quanto à entrega e o diálogo com o consumidor em caso de problemas é também importantíssimo. Para saber isso basta ler os comentários de outros compradores, olhar o Ranking de Reclamações Fundamentadas dos Procons e até mesmo o site www.consumidor.gov.br, administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. E não deixar de consultar a lista “Evite Estes Sites”, dos Procons, que relaciona as lojas virtuais que estão dando calote nos consumidores.

Os especialistas em segurança alertam que é fundamental não clicar em links enviados por e-mail ou whatsapp. Eles podem direcionar para sites falsos ou até mesmo disseminar vírus no computador ou no celular para capturar dados dos consumidores.

E, por falar em whatsapp, as ofertas de produtos e serviços por este aplicativo de bate-papo vêm crescendo exponencialmente. Ele deixou de ser uma forma de comunicação entre amigos para se tornar uma ferramenta de negócios para alguns comerciantes e autônomos.

Como em toda transação online, também pelo whatsapp o consumidor deve tomar cuidado e evitar acessar links de voucher que oferecem descontos, pois podem ser uma fraude. O essencial é tomar o velho cuidado de só comprar onde conhece e tem boas referências, orienta especialistas em defesa do consumidor. Eles dão outra dica, que vale também para compra em lojas virtuais: tirar prints de todos os passos da transação e, caso caia num golpe, apresentar à polícia estes documentos.

Está sem dinheiro?

Para quem está no vermelho ou próximo disso, comprar um presente para a mãe poderá impactar negativamente o orçamento doméstico.

Para quem mora com a mãe, poderá dar um dia de descanso para ela e preparar um almoço especial. Ou abusar da criatividade para produzir em casa mesmo um presente com baixo custo. Para quem reside longe, o melhor presente é permanecer distante, principalmente se ela for do grupo de risco para o coronavírus.

Novos Dias das Mães virão para serem comemorados.

 

Comunicação Rede Verde-Amarela