11 Nov 2020 | HRS

Black Friday 2020: sua loja está preparada?


A Black Friday está chegando, data comercial de origem estadunidense e que há alguns anos tem ganhado o gosto do consumidor e lojista brasileiro. Em 2020 este dia de promoções ganha um novo significado, já que ele surge em meio à pandemia da COVID-19 e durante o início da flexibilização e recuperação das atividades comerciais.

A “comemoração” é feita toda última sexta-feira de novembro, que este ano cairá no dia 27. Portanto ainda dá tempo do empresário preparar sua loja e colaboradores para disponibilizar descontos e facilidades de pagamento para seus clientes, assim como treinar sua equipe para o atendimento físico durante este período de restrições.

Espaço físico

Mesmo com o aumento da procura pelo e-commerce, que segundo uma matéria do site Infomoney cresceu 47% no primeiro semestre, muitas pessoas ainda irão procurar as lojas físicas atrás de promoções. Portanto, o comerciante deve estar preparado para receber um fluxo maior de clientes na semana do dia 27, e para isso, deve providenciar em seu estabelecimento todas as medidas de higiene exigidas para manter a segurança do consumidor durante o período de pandemia.

São medidas como: disponibilização de álcool em gel 70% na entrada e em pontos estratégicos dentro da loja, para higienização das mãos; exigência do uso de máscaras de proteção por parte de clientes e colaboradores; controle da quantia de pessoas dentro do estabelecimento; organização de filas dentro e fora da loja, garantindo o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas; contato mínimo com cliente e produtos por parte dos funcionários, inclusive no momento de empacotar ou recebimento de pagamento.

Antecipação e prorrogação

Uma das ações que grandes magazines e franquias estão adotando com mais força este ano, é a antecipação e prorrogação das promoções de Black Friday. Esta é uma iniciativa que, além de evitar um fluxo muito grande em um único dia, irá possibilitar que mais consumidores procurem a loja em dias diferentes.

Com a divulgação nas redes sociais e contatos que a loja já possui, é possível criar um “rodízio de preços”, gerando um engajamento durante uma semana de promoções. Com a programação de promoções e condições de compras especiais diferentes para cada dia, o consumidor se sente atraído a procurar a loja no dia que ache o produto ou serviço mais interessante.

Vendas online

Apesar de fomentar as compras também em lojas físicas brasileiras, a Black Friday surgiu no País como uma iniciativa do e-commerce. Em 2020, a expectativa é de que esta tendência esteja ainda mais forte, já que durante o período de quarentena o consumidor foi condicionado a realizar suas compras de maneira remota.

Com isso, houve uma mudança no modo de aquisição do brasileiro, que enxergou nas compras online uma maneira rápida e prática de adquirir um produto desejado. Por isso, aqueles que ainda não disponibilizam algum tipo de compra remota dentro de seus estabelecimentos, tem a oportunidade de aproveitar a visibilidade e divulgação do período para iniciar a implantação de um sistema de compras online e de entrega, para “abocanhar” este cliente que prefere fazer as suas compras sem sair de casa.

Não deixar de participar

Os impactos causados pela COVID-19 ainda terão reflexos na economia por meses, obrigando o empresário a se reinventar para pagar as contas. Mesmo em um cenário difícil, o recomendado é que o lojista não deixe de participar da Black Friday, já que além de anteceder as compras de fim de ano, a data é próxima ao pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Por isso, o empreendedor pode aproveitar o período para renovar o seu estoque ou catálogo de produtos, optando por diminuir sua margem de lucro e apostando na quantia e fidelização de vendas. Além de promoções, é possível oferecer pagamentos facilitados para o cliente, como maior número de parcelas no carnê ou cartão de crédito; assim como prêmios e mimos diferenciados para aqueles que realizarem as compras durante este período.

tags: Black-Friday, Dicas, Vendas, ecommerce, Empreendorismo

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