13º Salário : Saiba usar bem

Saiba como usar bem o seu 13º salário

O dia de receber a segunda parcela do 13º salário está chegando. Claro que a vontade de comprar alguma coisa sempre vem primeiro à mente, mas que tal usar este dinheiro, ou parte dele, para colocar as finanças em dia ou até fazer uma poupança de emergência?

A seguir, a gente dá algumas dicas de como você pode usar bem o seu 13º. Bora!

Para pagar dívidas atrasadas

Se você tem dívidas atrasadas, faça um levantamento dos valores dessas dívidas e quem são os credores. Se for para o cartão de crédito ou cheque especial, priorize o pagamento deles, já que são os juros mais altos do mercado.

Se está em dia com os pagamentos, pode antecipar o pagamento de parcelas ou de algum financiamento ou crediário. Isso pode trazer vantagens para o seu bolso com a redução dos juros.

Para pagar despesas extras à vista

É normal que no final de ano a gente gaste com presentes de Natal, festas, roupas e viagens. O 13º salário pode ser reservado para pagar tudo isso à vista ou em menos parcelas, evitando novas e longas dívidas.

Você pode também reservar parte do dinheiro para pagar à vista alguns custos do início do ano que vem, como o material escolar dos filhos, o IPTU e o IPVA, que chegam logo em janeiro. Tendo o dinheiro reservado, você poderá negociar descontos e não terá seu orçamento comprometido durante o primeiro semestre!

Para fazer uma poupança

Sabe aquela reserva financeira que você está tentando fazer há um tempão? O dinheiro do 13º salário pode ser o pontapé inicial para isso, ou servir como reforço dos investimentos que você já tem.

Depois, é hora de se planejar financeiramente e definir um valor para guardar todos os meses.

A reserva financeira poderá ser útil em qualquer tipo de imprevisto, como perda de emprego, problemas no carro, problemas de saúde ou até mesmo para ajudar financeiramente parentes ou amigos próximos que estão vivendo um momento de sufoco.

Para se presentear

Está com o seu orçamento equilibrado e já tem o hábito de poupar todos os meses? Então que tal se dar o direito de comprar um presente? Afinal, a gente merece! Pode ser o momento de realizar aquele sonho de consumo que sempre fica para depois.

Se o valor do seu 13º não for suficiente para pagar o que você quer, deixe-o guardado para juntar com o que irá receber no ano que vem.

Para ajudar em 2020

Se o seu orçamento anda muito apertado e todos os meses é um sufoco para não ficar no vermelho, pense na possibilidade de deixar este dinheiro de reserva para fechar suas contas durante o próximo ano no azul, sem precisar fazer malabarismo.

Faça já um orçamento do ano que vem e tente ver mais ou menos quanto você precisará para pagar tudo mensalmente. Se o resultado for vermelho, divida o valor do seu 13º salário em 12 meses e veja quanto terá em cada mês para ajudar nas despesas do dia a dia.

Para começar um negócio

Se você tem vontade de empreender e até já sabe no que gostaria de investir para ter seu próprio negócio, pense se o valor do 13º salário pode ser o investimento inicial do seu negócio.